O QUE É MARKETING PESSOAL?

O QUE É MARKETING PESSOAL?

O marketing pessoal é visto como uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso. Ele se trata de um conjunto de práticas que fazem com que você agregue mais valor a sua imagem pessoal.

Seu objetivo é desenvolver contatos e relacionamentos no âmbito pessoal e profissional. Por outro lado, é também um meio de evidenciar as suas características, competências e habilidades que sejam relevantes para os outros.

Ou seja, é um tipo de marketing feito para que as pessoas enxerguem você com uma imagem mais positiva! Afinal, o seu sucesso profissional não depende única e exclusivamente do seu currículo e seus conhecimentos. A forma como você se apresenta no mercado de trabalho também é um fator crucial!

Portanto, o marketing pessoal é a melhor maneira de se evidenciar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Algumas das principais vantagens de desenvolver um bom marketing pessoal são:

Possibilita criar e expandir o seu networking (rede de relacionamentos);
Afeta positivamente a sua comunicação interpessoal;
Aumenta sua autoestima;
Melhora a impressão que os outros têm de si;
Torna-o mais facilmente relembrado e referenciado pelos outros;

DICAS PARA DESENVOLVER O MARKETING PESSOAL
CONHEÇA A SI MESMO
O primeiro passo para começar a fazer um bom marketing pessoal é conhecendo suas qualidades, seus limites, seu potencial, suas falhas e pontos fortes.Tenha momentos de reflexão só seus e encontre suas características.

Quando você conseguir identificar as partes ruins, será mais fácil lidar e moldá-las para se tornar um profissional e pessoa melhor. E quando perceber as coisas boas, também saberá como evidenciá-las para que os outros as percebam. Além disso, ter um diferencial forte, relevante e exclusivo também faz toda diferença para você se destacar entre milhares de profissionais tão, ou até mais, experientes e qualificados que você.

“VISTA-SE PARA SER VISTO”
Por mais que soe como preconceito, o mercado de trabalho e a sociedade ainda acreditam que a pessoa que está bem vestida é mais competente. Muitas empresas estão bem mais dinâmicas quanto ao estilo de seus funcionários, mas é essencial reconhecer quando se deve transmitir sua aparência pessoal e sua aparência profissional. Para ser notado, porém, não é necessário ser extravagante ou exagerar nas cores: estilo é o principal.

CONSTRUA UM NETWORKING
Ter uma rede de contatos é essencial para elaborar um marketing pessoal eficaz, e isso vale também para qualquer tipo de profissional. Por isso, dedique-se a manter seus contatos atualizados – parceiros, colegas de trabalho, mestres e instrutores, fornecedores, amigos e parentes, ex-empregados, etc. Por meio dessas relações você cria vínculos, conhece pessoas, compartilha interesses e conhecimentos, é notado e lembrado.

MANTENHA UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE
Com tudo definido, é hora de trabalhar sua comunicação. Para isso, você precida atender duas obrigações: saber transmitir suas ideias de forma eficiente e eficaz. Ou seja, de forma direta, transmitindo exatamente o que você quer dizer, e de uma maneira que o receptor compreenda o que você disse.

O ritmo e o tom da sua voz, o vocabulário, as gírias, jargões e gestos podem dizer muito sobre você. Tenha consciência do momento certo para usá-los para não prejudicar sua imagem profissional.

TENHA METAS CLARAS E UM PLANO DE AÇÃO
É importante saber exatamente onde você quer chegar. Crie metas para sua carreira, e coloque tudo em perspectiva. Assim, você conseguirá construir seu marketing pessoal de forma mais estratégica e eficiente, pois saberá também o que fazer para atingir seu objetivo. Defina seu propósito e planeje sua carreira, fazendo um plano de ação em etapas. Nele, inclua seus desafios e conquistas semanais ou mensais, para movimentar sua vida profissional e atingir o sucesso!

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